Pixel do Facebook
Close

16 de dezembro de 2019

Monitoramento de entregas na logística: entenda a sua importância

Monitoramento de entregas

Um dos processos mais importantes da logística é o monitoramento de entregas. Ele garante para o cliente final que as mercadorias realizam um percurso seguro e otimizado até chegar ao seu destino.

Este tipo de serviço não é mais um diferencial no mercado há muito tempo. Afinal de contas, a alta concorrência no mercado de logística e os constantes avanços tecnológicos fazem com que as empresas sejam obrigadas a adotar maneiras de melhorar processos internos para se manterem vivas e ativas.

Outro ponto importante é que as ferramentas digitais tornaram os clientes mais criteriosos na hora de contratar serviços. Por isso, quem oferece mais segurança e soluções alinhadas com o que há de mais avançado acaba chamando a atenção das pessoas físicas e empresas que se preocupam em pesquisar e comparar uma série de requisitos antes de fechar negócio.

LEIA MAIS: Rastreamento de veículos: um serviço essencial para a logística

Vantagens de implantar um monitoramento de entregas

As empresas desfrutam de uma série de vantagens ao implementar algum tipo de sistema de monitoramento de entregas: Veja algumas:

Segurança para o cliente

Toda pessoa que adquire um produto e aguarda seu recebimento, quer saber o status da entrega para ter a garantia de que terá em mãos aquilo que comprou. E ao oferecer ao cliente a oportunidade de acompanhar o produto do caminho da saída do armazém até a chegada ao destino pode ser um grande diferencial na hora de fidelizar.

Preocupação com o serviço prestado

A incidência de roubos de carga, as más condições das estradas e os possíveis problemas no trânsito, como congestionamentos e colisões, podem comprometer a qualidade da mercadoria e o prazo de entrega. Por meio de um bom monitoramento de entregas, é possível rever as ações para evitar prejuízos para a fabricante, para a empresa logística e para o cliente final.

Melhor análise dos indicadores

A implantação deste serviço também facilita as análises dos mais diferentes indicadores. Será possível, por exemplo, avaliar o tempo de entrega, as condições da mercadoria ao sair e chegar ao destino, os percursos adotados e o nível de satisfação do cliente.

Redução de custos

A partir das análises oferecidas pelo monitoramento de entregas, os profissionais envolvidos no processo podem tomar decisões que tornem o serviço mais efetivo, como mudanças e otimização de rotas, escolha mais adequada dos tipos de veículos, entre outras medidas que garantam a entrega e reduza os custos logísticos.

O cliente, por sua vez, também desfruta dos benefícios do monitoramento de entregas. Ao poder acessar um site para saber o status do seu produto, perceberá o quanto a empresa está preocupada com as duas pontas do processo, aumentando sua credibilidade e seu relacionamento com a empresa.

Para melhorar ainda mais a relação com o cliente, é importante fazer uma análise pós-venda para saber como foi a experiência de compra e os pontos que precisam ser melhorados para alcançar a excelência do processo logístico.

Quais tecnologias usar no monitoramento de entregas?

Quando a ideia é envolver empresa de transportes logísticos e clientes na mesma plataforma, é possível usar programas de desktop ou mobile que mostram o status da mercadoria em estágios previamente definidos pelo software.

Para recursos mais avançados e com objetivos de análises internas, vale usar:

  • GPS, para entender a rota utilizada e definir os melhores caminhos para encurtar os tempos de entrega e gastos com combustíveis e manutenções de frota;
  • Radiofrequência, para não perder o veículo mesmo que este esteja em túneis e pontos de sinal ruim ou indisponível;
  • Drones, para acompanhar de perto e percurso e emitir alertas sempre que houver alguma ação suspeita
  • Aplicativos personalizados, de forma que o motorista preencha alguns dados ao concluir a entrega para avaliações internas de desempenho.

Além da preocupação com o melhor serviço de monitoramento de entregas, é importante pesquisar um parceiro logística que tenha anos de experiência e ofereça uma gama de soluções que possam melhorar ainda mais os resultados da sua empresa.

A Lotus Logística, por exemplo, possui mais de 10 anos de experiência no serviço de transporte de carga fracionada e já foi premiada consecutivas vezes pela PepsiCo pela qualidade na execução desta solução.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços oferecidos pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *