O que é logística inbound?
A logística inbound corresponde à etapa que marca a relação entre fornecedor e empresa. É o momento do recebimento das matérias-primas, bens e serviços para o desenvolvimento dos produtos que chegarão até o consumidor.
Nesta fase, são considerados todos os processos que antecedem o envio do frete, ou seja, o despacho do produto até o destinatário final. Sendo assim, a logística da produção interna é uma etapa inbound.
Isso significa que a logística inbound exerce um papel importante na gestão dos materiais usados na fabricação dos produtos de uma empresa. Logo, a relação entre os fornecedores e a empresa também tem como foco os melhores resultados, tanto de qualidade dos insumos e produtos quanto da satisfação do cliente.
Logística inbound: tudo o que acontece antes do frete e da chegada ao PDV
É importante lembrar que a logística inbound oferece indicadores-chave de desempenho fundamentais para a empresa. Afinal de contas, o processo produtivo impacta no preço da mercadoria e na definição do valor do frete.
As tarefas que antecedem o despacho da mercadoria – carga e descarga de insumos, gestão da cadeia de suprimentos e logística inversa – entram como processos inbound da empresa.
Pensando nisso, para melhorar a gestão inbound a empresa precisa ter em ciência da forma como lida com as operações internas e buscar a otimização dos processos que apresentam falhas. A busca pela excelência aumenta a competitividade e promove uma cadeia interna mais saudável para as equipes.
Diferença entre logística inbound e outbound
Um termo frequentemente associado à logística inbound é o outbound. Porém, há diferenças consideráveis, isso porque este tipo de processo acontece no ambiente externo, isto é, entre o despacho e o destinatário.
São exemplos de processos de logística inbound:
- Parceria com clientes e terceirizadas;
- Processamento de informações;
- Adequação de maquinário e infraestrutura;
- Estocagem de mercadoria;
- Embalagem e envio.
Já o trabalho da logística inbound envolve etapas como a gestão de distribuição de mercadorias para centros de distribuição, PDVs, entre outros, contratação de empresas de transporte e o monitoramento de entregas.
Podemos dizer que a diferença entre logística inbound e outbound é a sua responsabilidade por processos. Enquanto a inbound fica responsável pelos processos até o despacho do frete, a outbound considera os processos entre o despacho até o recebimento por parte do destinatário.
Melhore a logística inbound com a Lotus Logística
A Lotus Logística é especialista realiza parceria junto às pequenas, médias e grandes empresas, e tudo isso atrelado aos serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.
Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.
Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.