Pixel do Facebook
Close

9 de abril de 2018

O que é logística reversa e qual a importância?

logística reversa

O que é logística reversa e qual a importância deste serviço para o mercado? Quem trabalha no segmento conhece bem esse tema.

A logística reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios que viabilizam a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, de acordo com definição do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR). Dessa forma, podem ser reaproveitados ou descartados de forma ambientalmente adequada.

Este conceito ganhou força com a criação da lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que se refere à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ao responsabilizar consumidores, municípios e empresas pela destinação correta dos produtos, poupa-se os recursos da natureza e minimiza-se a quantidade de lixo gerada.

Dessa forma, as empresas passam a criar formas de recolher as embalagens vazias de seus produtos, para serem reutilizados ou descartados de maneira ecologicamente correta, por exemplo.

Além do recolhimento de equipamentos pós-uso, a reutilização de contêineres e embalagens sustentáveis e mais econômicas são algumas medidas que têm como objetivo diminuir o impacto do consumo no meio ambiente.

Mais do que uma forma de tornar a sua empresa sustentável, esse processo garante mais economia, uma vez que é possível reutilizar uma série de materiais.

Exemplos de logística reversa

Além de saber o que é logística reversa e qual a importância, é muito válido que você conheça algumas práticas sustentáveis do segmento. Com elas, você poderá desenvolver iniciativas para o seu próprio negócio.

1. Reciclagem de embalagens

Essa é uma das práticas mais comuns. Basicamente, a empresa irá recolher as embalagens após o uso. Elas podem servir de matéria-prima para novas peças ou serem transformadas em outros itens, tais como: bancos, objetos de decoração, vasos de plantas, tapetes e etc.

2. Reaproveitamento de eletrônicos

Essa é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais comum. Os componentes eletrônicos são extremamente perigosos quando descartados de maneira incorreta.

Isso porque eles possuem produtos químicos que podem ser nocivos ao entrarem em contato com o solo e água. Nesse tipo de logística reversa, a empresa fará o recolhimento desses itens e dará a destinação correta.

Além disso, eles podem ser desmontados e suas partes reutilizadas como matéria-prima para a confecção de outros itens.

3. Criação de cooperativas de reciclagem

Além de evitar que materiais sejam descartados de forma incorreta, essa iniciativa ajuda a gerar empregos para a região de atuação da empresa. Com a cooperativa de reciclagem, é possível controlar todo o trajeto dos produtos, até mesmo após o uso.

Vantagens da logística reversa

Agora que você já sabe o que é logística reversa e qual a importância, você precisa entender quais são as vantagens desse processo para o seu empreendimento.

Mais do que uma tendência no mercado, a logística reversa é uma forma de garantir que a sua empresa terá um destaque entre os concorrentes. Confira abaixo alguns dos benefícios.

  • Redução de custos por conta do reaproveitamento de materiais;
  • Identidade ecológica mais forte;
  • Diferencial perante os concorrentes;
  • Oportunidade de novos negócios;
  • Fortalecimento da sensibilidade ecológica;
  • Geração de novas oportunidades para comunidades carentes.

Essas são apenas algumas das vantagens da logística reversa. Além de ser um processo de otimização, esse é um método que irá ajudar a sua empresa a se tornar mais produtiva, econômica e ambientalmente correta.

Caso sua empresa não possuam espaço físico ou meios de transporte para praticar a logística reversa, vale lembrar que o transporte e armazenagem terceirizados podem ser boas estratégias tornar possível esse tipo de ação sustentável.

Como essa prática pode ajudar o meio ambiente?

Esse tipo de processo oferece grandes benefícios ao meio ambiente. Hoje, cerca de 80% das embalagens são descartadas após a primeira utilização. Com o reaproveitamento desses itens, é possível evitar que toneladas de resíduos cheguem a aterros e oceanos.

Agora que você sabe o que é logística reversa e qual a importância, que tal começar a implementar essa ação na sua empresa? Além de melhorar a sensibilidade ecológica, essa atitude reduzirá os custos de transportes e melhorará sua imagem perante fornecedores e clientes.

A logística reversa é uma das soluções oferecidas pela Lotus Logística, empresa localizada há mais de 10 anos no ABC Paulista. Ela pode ser sua parceira nesse processo tão importante para o meio ambiente e para as próximas gerações.

Para conhecer melhor este e outros serviços, consulte a Lotus Logística pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *