Como identificar um bom operador logístico em São Paulo
O crescimento e o sucesso de uma empresa estão diretamente ligados à forma como seus processos são executados. Neste contexto, também está incluso o trabalho do operador logístico. Afinal, a organização interna da fabricação e o escoamento dos produtos dependem muito deste trabalho.
Existem duas formas distintas para as empresas gerirem as tarefas de um operador logístico. Uma delas seria manter uma equipe interna para controlar as etapas logísticas. A outra seria com a ajuda de um parceiro logístico.
Porém, quando falamos em operador logístico, ainda existe uma certa confusão em torno deste termo, justamente por estar relacionado com o profissional ou o serviço prestado. Por isso, vamos falar um pouco mais a a respeito de como identificar um bom operador. Continue lendo!
Leia mais: Cross Docking: Um Processo Logístico Inteligente
Operador logístico: pessoa ou processo?
Antes de apontarmos para você o que caracteriza um bom operador logístico em São Paulo, vamos detalhar um pouco mais sobre as características deste tipo de serviço.
Quando estamos nos referindo a um profissional ou cargo, o operador logístico ou operador em logística geralmente é formado nessa área e atua dentro da empresa, controlando as etapas da logística e os sistemas relacionados a ela, como o de informação e suprimentos.
Esse profissional normalmente é contratado pela organização para atuar internamente. As empresas que atuam no ramo de logística também empregam muitos operadores logísticos.
Mas também existe o operador logístico na forma de empresa, ou seja, uma organização especializada em operações de logística e que presta este tipo de serviço para outras pessoas jurídicas, atuando como parceira terceirizada.
Nesse caso, o operador logístico não atua dentro da empresa contratante ou parceira, mas junto dela.
Uma empresa de operação logística possui sede própria, normalmente com grande espaço para armazenar produtos de seus clientes.
Esse parceiro logístico fica, portanto, responsável pelo transporte, registro de entrada e saída de produtos, armazenamento, entre muitos outros aspectos. Tudo isso para que a contratante não precise manter esse setor sob sua responsabilidade.
É por essa razão que quando se contrata uma empresa como operadora de logística é fundamental escolher com cautela, porque o patrimônio da empresa fica sob responsabilidade desta contratada.
Então, veja a seguir os fatores que caracterizam um bom operador logístico em São Paulo ou em qualquer outra cidade brasileira.
Leia também: Montagem de Kits Promocionais para Ações de Marketing
5 fatores que caracterizam um bom operador logístico
1. Regulamentação dos serviços
A regulamentação dos serviços é um ponto fundamental a ser observado, porque sua empresa parceira precisa atuar de acordo com a legislação e observar as normas de segurança e legislação de suas atividades. Tudo isto para que a produção da sua empresa esteja em mãos responsáveis.
2. Organização
O operador logístico não trabalha apenas como um parceiro. Sendo assim, é fundamental que essa empresa seja muito organizada. Isso vai evitar erros e falhas na logística da sua organização e ainda garantirá o cumprimento dos prazos.
3. Localização
Um bom operador logístico também precisa estar bem localizado, afinal, para transportar a produção é preciso agilidade e redução no tempo de entrega, para diminuir custos. Por isso, é importante que sua localização seja próxima a rodovias, avenidas e estradas que facilitem a movimentação.
4. Canais de comunicação
Os canais de comunicação são fundamentais para que sua empresa mantenha o controle de tudo o que sua parceira logística está fazendo. Embora ela esteja responsável por esse setor, o contratante precisa estar informado sobre todos os detalhes de como os serviços vêm sendo prestados.
5. Suporte oferecido
Um bom operador logístico também oferece um excelente suporte para seus clientes, com serviços variados e completos, como:
– armazenagem;
– emissão de notas fiscais;
– expedição;
– entrega de produtos.
Isso significa que os processos logísticos ficam todos sob sua responsabilidade, e o cliente não precisa se preocupar com isso. Então, o ideal é que o prestador de serviço ofereça todo o suporte necessário, com uma equipe profissional, treinada e capacitada para desempenhar cada etapa das tarefas.
Em resumo: boa estrutura, agilidade nos serviços, organização, comunicação, suporte, equipe profissional e localização privilegiada são algumas das principais qualidades que um operador logístico precisa ter para ficar responsável pelo setor de logística da sua empresa.
Ficou mais alguma dúvida sobre o tema? Escreva aqui nos comentários e compartilhe nossos artigos em suas redes sociais! Obrigado e até a próxima!
Leia mais: Logística Integrada: Como Funciona?