Pixel do Facebook
Close

21 de fevereiro de 2024

Outsourcing logístico: quais as vantagens?

outsourcing-logistico

O outsourcing logístico, também conhecido como terceirização, é uma prática cada vez mais comum no mundo dos negócios.

Esse tipo de parceria permite que as empresas foquem em suas atividades principais, enquanto deixam a gestão da cadeia de suprimentos nas mãos de quem realmente entende do assunto.

A seguir, vamos entender juntos o conceito de outsourcing logístico, principais vantagens e o que levar em consideração na hora de escolher o melhor parceiro de trabalho.

Outsourcing logístico: o que é e como funciona?

O outsourcing logístico é uma prática na qual uma empresa contrata outra especializada no setor para realizar atividades relacionadas à cadeia de suprimentos. Isso inclui o transporte, armazenamento, distribuição e gerenciamento de estoque.

Ao optar pelo outsourcing logístico, a empresa contratante transfere a responsabilidade dessas atividades para a terceirizada, permitindo que ela foque em seu core business. A terceirizada, por sua vez, possui expertise e recursos para essas tarefas logídticas de forma eficiente e econômica.

7 vantagens do outsourcing logístico

O outsourcing logístico oferece diversas vantagens para a empresa contratante. Vamos conhecer agora algumas das principais:

  1. Foco no negócio principal

Permite que a empresa se concentre em suas atividades principais, deixando as operações logísticas para especialistas externos.

  1. Redução de custos

O outsourcing logístico, muitas vezes, resulta em economias significativas, já que as empresas especializadas são focadas em reduzir custos operacionais e de infraestrutura.

LEIA MAIS: 6 dicas para redução de custos logísticos

  1. Expertise logística

Empresas de outsourcing logístico possuem conhecimento especializado e recursos tecnológicos para otimizar processos logísticos, melhorando a eficiência e a qualidade do serviço.

  1. Flexibilidade e escalabilidade

As empresas podem adaptar facilmente suas operações logísticas conforme a demanda do mercado, seja expandindo ou reduzindo a escala, sem a necessidade de investir em ativos fixos.

  1. Acesso à tecnologia avançada

Terceirizar permite o acesso a sistemas logísticos avançados, softwares de gestão e tecnologias de rastreamento, sem a necessidade de grandes investimentos iniciais.

  1. Redução de riscos

O risco operacional é transferido para o provedor dos serviços logísticos, que é responsável por lidar com desafios como flutuações na demanda, mudanças nas regulamentações e problemas de execução.

  1. Melhoria na qualidade e na velocidade da entrega

Especialistas em logística proporcionam um serviço mais rápido, eficiente e preciso, resultando em uma cadeia de suprimentos mais confiável e satisfatória para os clientes.

O que levar em consideração na hora de escolher o parceiro de outsourcing logístico?

Escolher o parceiro de outsourcing logístico é uma decisão estratégica que vai impactar significativamente o desempenho e a eficiência da cadeia de suprimentos da sua empresa.

Por isso, ao tomar essa decisão, é importante considerar vários fatores para garantir uma parceria bem-sucedida. Veja alguns pontos-chave:

  • Especialização e experiência no ramo;
  • Compliance e sustentabilidade;
  • Transparência e comunicação;
  • Flexibilidade e escalabilidade;
  • Infraestrutura e tecnologia;
  • Reputação e referências;
  • Capacidade financeira;
  • Cultura organizacional;
  • Gestão de riscos;
  • Localização.

Ao levar em conta esses fatores, você tomará uma decisão baseada em informações sólidas. Logo, conseguirá um parceiro que atenda às necessidades específicas do seu negócio e contribua para o sucesso da cadeia de suprimentos.

LEIA TAMBÉM: Terceirização de frota logística: quais as vantagens para as empresas? 

Precisa de outsourcing logístico? A Lotus pode ser a parceria do seu negócio 

Apostar no outsourcing logístico pode ser o que falta para a sua empresa crescer ainda mais. Com um parceiro especializado, você poderá se dedicar inteiramente ao negócio, sem se preocupar com os processos do dia a dia. Para isso, conheça a Lotus Logística!

Parceira de pequenas, médias e grandes empresas, a Lotus Logística está pronta para oferecer os serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.

Especializada em distribuição de carga fracionada, a empresa conta ainda com outras soluções, entre elas armazenagem, just in time e cabotagem.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *