Pixel do Facebook
Close

4 de maio de 2022

Por que etiquetas e rótulos são úteis na cadeia logística?

etiquetas-e-rotulos-soluções-logísticas

As etiquetas e rótulos são importantes aliados nas soluções logísticas. Na prática, elas comprimem as informações mais indispensáveis e garantem a agilidade para armazenar, estocar e enviar diferentes produtos.

Por exemplo, ao receber uma carga, você não precisa avaliar dimensões, pesos ou validar a quantidade de novos produtos a serem estocados. Esse processo se tornou simples, porque basta olhar a etiquetagem e ter as informações úteis.

Além disso, os rótulos também facilitam a entrada e saída de produtos. Ou seja, ele torna o rastreio bem mais fácil e resume o processo de cadastro usando o leitor de códigos de barras/rótulos do produto.

 

Por que as etiquetas e rótulos são úteis na cadeia logística?

As etiquetas e rótulos têm um papel importante nas empresas transportadoras e prestadoras de serviços logísticos. O motivo está na fácil rastreabilidade e na integração que uma etiqueta proporciona às empresas.

Atualmente, as etiquetas seguem soluções estabelecidas globalmente, seguindo especificações da GS1, entidade responsável por padronizar soluções e serviços empresariais ao redor do mundo.

No caso de uma etiqueta ou rótulo logístico, a GS1 recomenda que as empresas de transportes sigam todas as recomendações. Mesmo as empresas indiretas da cadeia logística devem considerar o uso dos padrões GS1.

Ao seguir todos as determinações, a rastreabilidade dos produtos entre as etapas logísticas fica mais fácil, assim como a redução de erros, como desencontro entre cliente e produto durante o processo de envio.

Vale destacar que o uso correto de etiquetas e rótulos também chama atenção na cadeia logística por centralizar as principais informações dos produtos transportados. Deste modo, todos os responsáveis por uma entrega são informados sobre a natureza da carga.

LEIA MAIS: Símbolos (cx de papelão)

 

Vantagens de usar etiqueta e rótulo na logística

O padrão de etiqueta logística da GS1 é bastante útil, mas não necessariamente precisa ser seguido à risca pelos gestores. Porém, ele funciona como uma boa referência na hora de definir suas etiquetas e rótulos.

Por exemplo, as etiquetas que seguem o padrão GS1 precisam informar todos os dados que garantam consistência no fluxo logístico, isto é, os dados que mais importam durante o transporte da carga.

Com isso, etiqueta e rótulo apresentam informações úteis durante as diferentes etapas logísticas, mesmo que em uma outra transportadora. 

Especialmente no caso dos rótulos, eles informam dados mais úteis em relação à estocagem do produto. Assim, caso uma mercadoria não possa ser armazenada em ambientes quentes, os então responsáveis podem optar por gôndolas mais seguras.

No fim, a principal vantagem de usar etiquetas e rótulos próprios para a cadeia logística é a otimização dos processos até a entrega do produto e a redução de erros.

Por exemplo, um rótulo com informações de lote, data de fabricação e outros dados evita que uma caixa seja despachada em outro lote senão o seu próprio.

 

Lotus Logística e etiqueta logística

A Lotus Logística oferece as melhores soluções de etiquetas e rótulos logísticos às pequenas, médias e grandes empresas, e tudo isso atrelado aos serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.