Pixel do Facebook
Close

22 de julho de 2020

Quais as vantagens do WMS – sistema de gestão de armazéns?

WMS

A utilização de softwares especializados, como o WMS, pode ajudar a sua empresa a melhorar a gestão de estoques e a se tornar mais produtiva e competitiva.

O WMS (Warehouse Management System), que em tradução livre significa software de gerenciamento de armazéns, é uma ferramenta que ajuda as equipes logísticas a terem um controle mais efetivo das tarefas realizadas dentro de um armazém.

A tecnologia tem se tornado uma importante aliada das empresas que estão o tempo todo preocupadas em buscar maneiras de aprimorar seus negócios, melhorar os processos internos, otimizar a produtividade das equipes e vender mais.

Pensando nisso, o uso de softwares especializados tem se tornado ação obrigatória para aumento da competitividade e performance no mercado.

LEIA MAIS: TMS: como esta tecnologia melhora o gerenciamento do transporte de cargas?

Como funciona o software WMS?

A ferramenta permite que as equipes gerenciem de maneira mais ampla tudo o que ocorre no armazém. Tanto pelo desktop quando por meio de dispositivos móveis, o operador logístico pode acompanhar a movimentação das materiais e obter insights que possam prevenir problemas capazes de comprometer o bom andamento da cadeia logística.

De uma maneira geral, o WMS pode auxiliar nas seguintes tarefas:

  • Controle de recebimento e expedição de materiais;
  • Movimentação de cargas dentro do armazém;
  • Melhor aproveitamento do espaço interno e do layout do armazém;
  • Agilidade na localização de mercadorias;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Maior gestão do trabalho realizado na linha de produção;
  • Gerenciamento de chegadas e partidas dos caminhões;
  • Emissão de relatórios para tomada de decisões mais assertivas.

LEIA TAMBÉM: Cuidados na armazenagem de materiais em logística  O WMS pode trabalhar integrado com outras ferramentas, como um ERP. Dessa forma, outros profissionais ligados ao estoque podem gerenciar melhor suas atividades. Um exemplo é a equipe de compras, que pode planejar melhor a necessidade de compras de produtos e insumos, com base nos dados do armazém e nos prazos de entrega.

Diferentes tecnologias podem otimizar ainda mais a performance do WMS. No segmento de etiquetagem podemos citar o RFID e códigos de barras em caixas e palets, facilitado a localização das mercadorias o otimizando o abastecimento dos caminhões.

Outro ponto importante a ser ressaltado sobre o WMS é que ele pode gerenciar apenas o armazém local ou uma rede. É o caso de empresas que possuem filiais logísticas e precisam estar sempre atentos às movimentações de mercadorias em todas as unidades.

Precisa de uma empresa logística para ajudar na gestão da armazenagem?

Se a sua empresa está em busca de uma boa parceira logística para armazenar, transportar e distribuir materiais, e oferecer outras soluções para melhorar o seu negócio, conheça a Lotus Logística.

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Lotus Logística possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços da Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *