Pixel do Facebook
Close

9 de março de 2022

Qual a melhor solução logística para o setor automotivo?

setor-automotivo-Lotus-Logística

O setor automotivo está em constante atualização e, ao contrário de outras frentes da indústria, o cuidado logístico da operação deve ficar entre os fatores mais importantes, especialmente para médias e grandes empresas.

Na prática, a relação entre fabricantes de automóveis e transportadores traz consequências bem variadas, rendendo ganhos relevantes ou perdas consideráveis. Portanto, é preciso garantir que tudo fique alinhado e não provoque eventuais problemas.

E felizmente, há a solução logística Just in Time (JIT ou Na Hora Certa em tradução livre), que busca otimizar o tempo de entrega de peças indispensáveis e tornar os processos mais produtivos possíveis no setor automotivo.

 

O que é Just in Time (JIT) e como funciona no setor automotivo?

O Just in Time consiste em uma solução logística para o setor automotivo que busca a entrega ou envio de produtos apenas nos horários mais oportunos, com o propósito de tornar as operações mais produtivas possíveis.

Este sistema logístico segue o conceito inventado por Taiichi Ohno, responsável por tornar a produção da fabricante Toyota uma das maiores do mundo, chamada de pull production (ou produção puxada, em português).

A metodologia consiste no recebimento de materiais apenas no momento certo. Com isso, toda aquisição e/ou recebimento passa a acontecer apenas quando necessário e nas quantidades essenciais, evitando planejamento com armazenagem de materiais.

 

Principais benefícios do JIT para o setor automotivo

Sob a ótica do setor automotivo, o Just in Time se destaca por eliminar gastos ao mesmo tempo em que otimiza as operações produtivas. Com a redução de produtos e insumos armazenados, os gastos diretos e indiretos são diminuídos.

Dos insumos aos projetos já produzidos, você limita o estoque à quantidade necessária para que todos os processos funcionem com o menor desperdício possível de recursos. Com isso, a transportadora passa a ser mais ágil em relação às entregas dos bens fabricados.

Fora isso, vale destacar também que a redução dos itens em estoque torna o gasto com almoxarifado ainda menor. Em alguns casos, os materiais chegam e sequer precisam de armazenamento, sendo encaminhados direto à operação.

Em resumo, essa solução logística para o setor automotivo gera economia e otimiza o processo de produção.

 

Por que o Just in Time é a melhor solução logística para o setor automotivo?

A melhor solução logística para o setor automotivo é o Just in Time por conta das muitas vantagens que esta metodologia garante às fabricantes e devido à fácil implementação ao encontrar uma empresa de logística que ofereça JIT com excelência.

LEIA MAIS: O que avaliar na hora de escolher um parceiro para terceirização de logística?

 

Indo além do cumprimento de prazos, este conceito considera a logística como uma ferramenta para aumentar ganhos e alcançar resultados ainda melhores. E, nesta hora, você pode contar com a parceria da Lotus Logística.

Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

A Lotus Logística é especializada em distribuição fracionada e oferece mais um leque de serviços para auxiliar a sua empresa. Conheça todas as soluções oferecidas entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.