Pixel do Facebook
Close

6 de janeiro de 2021

Qual o papel da logística no descarte de medicamentos?

Descarte de Medicamentos

O Brasil possui uma regulamentação para o descarte de medicamentos de forma segura e ecologicamente correta. O Decreto 10.388/2020 aponta a logística reversa como forma de reduzir os impactos ambientes causados por este tipo de produto.

A logística reversa é um processo no qual a empresa se responsabiliza em dar um destino correto aos produtos que comercializa no mercado. É possível tanto fazer o descarte consciente dos materiais ou reutilizar as embalagens recolhidas em novos processos produtivos.

O conceito de logística reversa vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que há alguns anos vem discutindo formas de conscientizar as empresas sobre a necessidade de reduzir a quantidade de lixo produzido e descartado de maneira irregular nos aterros sanitários.

 

Os riscos do incorreto descarte de medicamentos

O descarte de medicamentos é um problema que atinge muitos países, uma vez que ainda não se sabe com precisão a extensão dos danos causados quando estes produtos são eliminados em pias e vasos sanitários.

O que se sabe é que estes medicamentos vencidos ou guardados dentro de casa sem utilidade podem parar na boca de crianças e animais de estimação, levando a intoxicações. Quando descartados no lixo comum, vão parar em aterros sanitários, gerando riscos de contaminação do solo.

Se descartados em vasos sanitários e pias, vão parar em estações de tratamento de água e esgoto que podem não estão preparadas para eliminar de forma altamente eficiente estes produtos, causando problemas diversos para a população.

 

Como fazer o correto descarte de medicamentos?

De acordo com o decreto, as pessoas poderão descartas remédios vencidos ou em desuso, juntamente com suas embalagens, em pontos de coleta, como drogarias, farmácias e outros estabelecimentos. Será um ponto de coleta para cada 10 mil habitantes.

A partir daí, as indústrias fabricantes e distribuidoras ficarão responsáveis por recolher e fazer o descarte de medicamentos de forma correta.

É nesse momento que entra o parceiro logístico. Empresas especializadas no serviço de logística reversa poderão ser contratadas por estas indústrias ou distribuidoras para recolher os medicamentos nos pontos de coleta, levando para o local de destinação mais adequado.

Ao contar com uma empresa especializada no assunto, indústrias e fabricantes terão acesso a um serviço de qualidade e a certeza de que cumprirão corretamente com as novas determinações a respeito do descarte de medicamentos.

A Lotus Logística oferece a solução de logística reversa e possui autorização da Anvisa para armazenar, movimentar e distribuir medicamentos, cosméticos, produtos químicos e insumos farmacêuticos.

Há mais de 20 anos no mercado, a Lotus Logística é especializada no serviço de transporte de carga fracionada e já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *