Pixel do Facebook
Close

3 de novembro de 2021

Responsabilidade socioambiental: como a logística reversa pode ajudar as empresas?

responsabilidade socioambiental logistica

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a responsabilidade socioambiental está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e as políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade.

Este cuidado com o meio ambiente já era uma preocupação das empresas e acabou ganhando mais força e organização com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Nela estão reunidas algumas diretrizes para ajudar as empresas a olharem de forma mais cuidadosa para seus processos produtivos e para o pós-uso de seus produtos.

Se antes a responsabilidade de ser sustentável se restringia ao consumidor, hoje esta missão precisa ser dividida com as empresas fabricantes. É importante que ambas as partes façam uso consciente dos recursos naturais e evitem que o descarte incorreto de embalagens coloque em risco o bem-estar do planeta e das próximas gerações.

Por isso, cabe às empresas incluírem em suas rotinas os conceitos de responsabilidade socioambiental e contar com a ajuda da população para colocá-los em prática.

 

Qual o papel da logística nas ações de responsabilidade ambiental?

Há quem pense que a logística se restringe ao processo de retirar as mercadorias das indústrias e distribuí-las nos pontos de venda. Mas a verdade é que o retorno das embalagens vazias para a empresa também é um importante processo logístico.

A responsabilidade ambiental tem feito as empresas prestarem mais atenção em uma parte importante da cadeira de abastecimento: a logística reversa. É nesta fase que são recolhidas as embalagens e/ou componentes e devolvidos para a empresa realizar o descarte correto.

Estas embalagens vazias podem ir para empresas de reciclagem, gerando empregos, ou ser reutilizadas nos processos produtivos, reduzindo custos na fabricação de novos produtos e a exploração desenfreada de matérias-primas do planeta.

Cabe a cada empresa definir as melhores estratégias para colocar em prática sua responsabilidade socioambiental e transmitir valores mais sustentáveis para seus consumidores.

E neste processo, vale a pena contar com uma parceira experiente, que se encarregue de fazer este recolhimento das embalagens e ajuda a empresa a estar alinhada com a determinações da PNRS.

A Lotus Logística oferece esta solução e está preparada para auxiliar a sua empresa a ser mais responsável.

Além da logística reversa, a Lotus Logística oferece serviços de just in time, milk run, cabotagem, entre outros.

Especializada no transporte de carga fracionada, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso acessa facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *