Pixel do Facebook
Close

16 de dezembro de 2020

Robôs móveis: como a tecnologia reduz custos e otimiza processos?

Robôs Móveis

A implantação de robôs móveis em alguns processos logísticos tem sido uma das estratégias das empresas que investem em inovações tecnológicas de forma constante para ganhar produtividade e competitividade no mercado.

Os softwares para gestão de armazenamento, para rastreamento de veículos e para outros serviços logísticos são realidade dentro das empresas há alguns anos. Prova de que a tecnologia é, sim, uma importante parceira deste segmento.

E aos poucos os robôs móveis estão ganhando espaço nos processos internos das empresas de logística. Novas funcionalidades para esses “ajudantes” são criadas conforme a necessidade do negócio e os resultados são identificados na velocidade com que as tarefas são executadas e na satisfação dos clientes.

Onde os robôs móveis podem atuar dentro do segmento logístico?

A automação chegou a diferentes processos dentro de uma empresa logística, o que tem transformado o dia a dia das equipes.

Um dos trabalhos dos robôs móveis é efetuar processos de picking e packing, como acontece há alguns anos na Amazon. Inclusive, a empresa comprou uma fabricante de robôs e investe fortemente em inovação para transformar seus processos logísticos.

As atividades de paletização e despaletização também podem ser realizadas de forma automatizada por robôs. A Natura, por exemplo, aposta nesta e em outras iniciativas para otimizar processos em seu Hub em Itupeva, interior de São Paulo.

Dependendo do tamanho do armazém e da altura das prateleiras, os robôs autônomos podem ser grandes parceiros das equipes de operadores na localização de mercadorias. Em vez de os profissionais andarem sem parar entre os corredores atrás de produtos e operar máquinas pesadas para alcançar caixas em altas prateleiras, o robô pode exercer estas atividades com autonomia.

A movimentação de mercadorias também é um serviço muito bem-vindo para os robôs móveis. Eles podem fazer o trabalho de carregar caixas pesadas, dispensando esforços físicos e o uso de grandes maquinários.

Vantagens dos robôs móveis para a logística

Os robôs autônomos podem não ser uma realidade em todas as empresas de logística atualmente. Mas a tendência é eles ocupem posições cada vez mais importantes nos processos e abram novas possibilidades para o crescimento dos negócios.

Veja por que apostar no uso de robôs móveis:

Robôs trazem mais inovação

Inovação é sinônimo de competitividade para as empresas de logística que desejam manter sua cartela de clientes e atrair novos nomes de peso para seu portfólio. Para alcançar estes objetivos o uso da tecnologia se torna inevitável e os robôs podem ajudar no aumento da produtividade e, consequentemente, dos resultados.

Melhor aproveitamento da equipe

Diferente do que muitos profissionais pensam, os robôs autônomos não entraram nos processos logísticos para tirar empregos. Eles foram criados para realocar os profissionais para o setor de inteligência, para que novas habilidades humanas sejam desenvolvidas pelos operadores que estão em busca de novos desafios e de crescimento profissional.

Redução dos riscos de acidentes

A movimentação de caixas muito pesadas e o uso de máquinas pesadas dentro do armazém podem causar acidentes, seja com quem está manuseando, seja com outros funcionários que trabalham no armazém. Os robôs podem entrar nestes processos tanto para torná-los mais ágeis quanto para minimizar os riscos de acidentes que afastem os operadores de suas funções por muito tempo.

Além de investir em tecnologia, é importante que as empresas contem com boas parceiras logísticas para viabilizar novos soluções que tornem os negócios ainda mais qualificados e lucrativos.

Neste momento você pode contar com a Lotus Logística. Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução.

Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *