Pixel do Facebook
Close

13 de agosto de 2018

4 tendências no setor de logística

A utilização de novas tecnologias e inovações tem ajudado a modernizar os negócios do setor de logística nos últimos anos. Isso porque elas ajudam a tornar as operações e os processos mais eficientes e produtivos, garantindo vantagem competitiva às empresas.

Além de caminhões que contam com sistemas inteligentes de segurança, outras tendências vêm ganhando força e já revolucionam o setor, permitindo que ele se reinvente diariamente.

Uso da tecnologia no setor de Logística

Separamos quatro novidades que devem movimentar de maneira positiva a engenharia logística. Confira:

1 – Entrega via drone

Sinônimo de economia e acessibilidade, os drones já são realidade em grandes empresas, como a Amazon, que conta com um serviço de entrega que garante o transporte de carga por até 30 minutos por meio dessa ferramenta.

Hoje em dia, também podemos encontrar restaurantes que fazem entrega de pizzas e comidas em geral por meio de drones, a fim de garantir maior agilidade ao transporte.

2 – Robôs

No que se refere ao gerenciamento de estoque, a realidade aumentada e a utilização de robôs são algumas das tendências que mais têm chamado a atenção das empresas do setor de logística.

As máquinas multitarefas trabalham em parceria com seres humanos e são preparadas para repetição de tarefas rotineiras, como colocar e tirar produtos pesados das prateleiras, identificar problemas, entre outras ações que podem facilitar o dia a dia do operador logístico.

3 – Uso de realidade aumentada

A realidade aumentada, tecnologia que mistura o mundo virtual ao real, vem possibilitando uma nova maneira como executamos tarefas e poder ser usada também no setor logístico.

A utilização de óculos inteligentes, por exemplo, pode facilitar a leitura de códigos de barras, garantindo maior precisão, agilidade e comodidade nos processos.

Veja como funciona no vídeo abaixo:

4 – Same Day Delivery

O Same Day Delivery já é uma realidade em grande parte do Brasil e do mundo. Muitas empresas contam com parceiros logísticos que fazem entregas no mesmo dia da compra, aumentando o nível de fidelização do cliente.

Ainda no que se refere a entregas express, a modalidade de envio antecipado também tem revolucionado o mercado. Neste caso, é realizada uma análise estatística do perfil do consumidor, com base em algoritmos relacionados às últimas compras, para ter uma visão prévia de quando possivelmente será a próxima aquisição do cliente.

Assim, a empresa deixa separado o item em questão em localidades mais próximas à entrega, fazendo com que o cliente receba a mercadoria no mesmo dia que adquiri-la.

Há outras formas de utilizar a inovação e a tecnologia a favor do negócio. O ideal é sempre pesquisar por um parceiro logístico que ofereça as mais diversas soluções para atender à sua demanda e necessidade, garantindo não apenas a agilidade na entrega, mas também a qualidade do serviço como um todo, de ponta a ponta.

Quer saber mais sobre essas e outras tecnologias do setor de logística? Consulte a Lotus pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *