TDA e TDE: o que são e quando aplicar essas taxas de frete?

A Taxa de Dificuldade de Acesso e a Taxa de Dificuldade de Entrega, conhecidos pelas siglas TDA e TDE respectivamente, são incidências que levam em consideração riscos ou idas e vindas que acontecem na hora do transporte de mercadorias.
Ambas as taxas podem ser acrescidas no valor tradicional do frete, mas ainda há muitas empresas que não sabem quando aplicá-las e nem como definir os valores.
Entre impostos e outras tantas obrigações relacionadas à operação de frete, neste artigo a Lotus Logística mostra as informações mais importantes sobre TDA e TDE, e destaca quando e como utilizá-las.
O que é TDA?
A Taxa de Dificuldade de Acesso (TDA) é uma incidência que considera os riscos que a carga corre de acordo com o CEP do destinatário. Isto é, as chances de assaltos, condições gerais de acesso, ruas sem pavimentação ou muito estreitas, necessidade de balsa, entre outros motivos.
Em geral, esta incidência diz respeito aos riscos e vulnerabilidades que impactam na cadeia de transporte de mercadorias. Portanto, caso o receptor more em uma localização mais isolado, a TDA com certeza estará presente.
O que é TDE?
A Taxa de Dificuldade de Entrega (TDE), muito comum entre transportadoras e empresas, está relacionada ao processo de descarga das mercadorias no destinatário.
Como exemplo são as entregas em mercados, armazéns e fábricas que acontecem a todo instante. Nestes casos, a fila pode ser um problema, que resulta em mais tempo no processo de descarregamento e, consequentemente, em gastos à transportadora.
LEIA MAIS: A sua empresa conhece o frete Spot?
Como calcular a TDA e a TDE?
Há diferentes formas de chegar aos valores de TDA e TDE. Muitas delas são definidas a partir de negociações de empresas junto às parceiras contratadas para realizar o serviço de transporte.
O cálculo em si não tem segredo e pode ser feito a partir de percentuais fixos que incidem sobre o valor da NF-e, percentual de frete, valor fixo por peso, entre outros exemplos.
Quando acrescentar a TDA e a TDE no frete?
Inevitavelmente, acrescentar taxas de dificuldade de acesso e de entrega tornam o seu preço menos competitivo. Deste modo, é necessário saber quando inseri-las para evitar perdas de serviços e parcerias que, futuramente, poderiam ser ainda mais importantes.
No caso da TDA, este acréscimo costuma estar presente em entregas que envolvem CEPs sabidamente mais complexos. Ou seja, caso uma empresa esteja em uma região mais isolada, que dependa de estradas de terra ou balsas de acesso, há a necessidade de acréscimo no frete. O mesmo vale para CEPs de pessoas físicas em zonas de risco.
Por outro lado, a TDE considera atrasos e busca compensar uma falta de estrutura por parte da empresa interessada no serviço de frete. Caso a contratante não tenha uma equipe de carga e descarga e isso atrasar o processo logístico, a TDE tem como propósito justificar o esforço a mais.
Em ambos os casos, as taxas devem ser discutidas antes de o processo de frete ser iniciado, para que haja clareza na hora da aplicação.
Quais outras taxas incidem no transporte de cargas?
O transporte de cargas é um serviço complexo que envolve diferentes obrigações e vulnerabilidades. Um modo de reduzir tais riscos está no acréscimo de taxas, como a TDA e a TDE.
Além desses dois exemplos, a lista de taxas em cargas pode incluir:
- Taxa de Restrição de Trânsito;
- Taxa de Armazenamento;
- Taxa de Carga e Descarga;
- Taxa de Agendamento;
- Taxa de Paletização;
- Taxa de Devolução;
- Frete Valor;
- Imposto Sobre Serviço;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- GRIS;
- Frete-valor.
Conheça a Lotus Logística
A Lotus Logística realiza parceria junto às pequenas, médias e grandes empresas, e tudo isso atrelado aos serviços mais indispensáveis da cadeia logística de qualquer negócio.
Especializada em distribuição de carga fracionada, a Lotus Logística conta ainda com outras soluções, entre elas armazenagem, just in time e cabotagem.
Com mais de 10 anos de experiência, a empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por isso consegue acessar facilmente o Porto de Santos e rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.
Conheça todas as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.