Tipos de logística: qual deles se adequa melhor ao seu negócio?
Existem diferentes tipos de logística no mercado, capazes de beneficiar todos os portes e perfis de empresas.
Do armazenamento ao manuseio de mercadorias, passando pelo transporte e distribuição, o segmento de logística é responsável por planejar, executar e monitorar toda a movimentação dos produtos e materiais, garantindo o prazo, a entrega e a satisfação do cliente.
Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, só em 2017, o volume de serviços prestados pelo setor logístico cresceu 2,3%. Os números confirmam a importância do segmento, considerado um dos mais diversos e abrangentes.
Quais são os tipos de logística?
Atualmente, existem quatro principais tipos de logística: de suprimento, de produção, de distribuição e reversa, que garantem processos definidos e operações mais específicas, otimizadas e seguras.
Vamos conhecer cada um dos tipos de logística:
Logística de Suprimento
Considerada uma das categorias mais básicas de uma operação logística, a modalidade tem como objetivo gerenciar e planejar as etapas necessárias de um processo eficiente, reduzindo os custos e os estoques e melhorando os serviços.
Dessa forma, a logística de suprimentos se faz necessária em quase todos os segmentos da indústria e, por isso, pode ser utilizada por grande parte das empresas.
Como atua no planejamento dos processos e gerenciamento de todas as etapas administrativas, como aquisição, estocagem e movimentação de materiais e mercadorias, esse tipo de logística garante o fornecimento de suprimentos, controle da utilização por parte dos funcionários e descarte do material usado, tornando o processo mais sustentável e inteligente.
Logística de Produção
Responsável pela gestão e controle dos materiais, mão de obra e informações do processo produtivo, a logística de produção garante a disponibilidade do item para o mercado e abrange todos os ambientes internos de uma empresa – do controle de fluxo à armazenagem e expedição dos materiais.
Muito utilizada por designers, engenheiros e indústrias, a logística de produção permite o planejamento desde o desenho até a montagem e fabricação dos produtos.
Logística de Distribuição
Como o próprio nome sugere, a logística de distribuição nada mais é do que o processo de distribuir os produtos e materiais. Ou seja, essa modalidade é responsável por organizar e transportar os produtos que estão em depósitos, estoques, entre outros.
Esse tipo de logística é responsável também por monitorar e controlar a forma como os materiais são armazenados e manuseados, bem como realizar o acompanhamento do estoque, sendo utilizado por atacadistas e lojas físicas.
Logística Reversa
Diretamente ligada ao meio ambiente e à sustentabilidade dos processos, a logística reversa tem sido cada vez mais utilizada por empresas que têm produtos e mercadorias que podem ser reintegrados em seus processos e estoque.
Amparada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), esse tipo de logística tem como objetivo recuperar suprimentos utilizados em processos de montagem, de produção ou já consumidos, reintegrando-os ao estoque para reutilização.
Para se adequar à lei, muitas empresas têm estabelecido pontos de coleta para receber pilhas, geladeiras, impressoras, computadores, toners e até pneus, evitando que esses itens sejam descartados de maneira ecologicamente incorreta.
Para a aplicação desses tipos de logística na sua empresa, você pode contar com uma parceira de soluções logísticas, cujo trabalho resulte na redução de custos e no aumento da qualidade dos serviços prestados.
A Lotus Logística possui uma década de experiência com o transporte de cargas fracionadas. A empresa está estrategicamente localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, região que permite fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.
Para conhecer melhor as soluções, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.