Pixel do Facebook
Close

17 de fevereiro de 2021

Transporte de insumos farmacêuticos: quais os cuidados?

insumos farmacêuticos

As indústrias responsáveis pela fabricação de medicamentos encontram em suas parceiras logísticas um canal de confiança para receber os insumos farmacêuticos que necessitam.

A qualidade dos insumos são um dos pilares para a que os medicamentos sejam realmente eficazes. Por isso, estas matérias-primas exigem que o transporte logístico seja realizado com precisão, responsabilidade e eficiência.

Existe uma série de exigências e cuidados que as empresas logísticas precisam ter para realizar este serviço, que inclui o armazenamento, o transporte e a distribuição.

Entenda as particularidades dos transportes de insumos farmacêuticos

Em primeiro lugar, não é toda empresa de logística que está habilitada para armazenar, transportar e distribuir insumos farmacêuticos. É necessário ter uma autorização especial da Anvisa.

Além disso, um farmacêutico responsável precisa estar presente para atestar que toda documentação (nota fiscal e laudo técnico) e os cuidados para preservar as propriedades dos insumos estão sendo tomadas.

LEIA MAIS: Como funciona a logística de transporte de medicamentos

O tipo de veículo mais adequado para o transporte vai depender das características dos insumos farmacêuticos. Por isso é importante que, além do profissional da área farmacêutica, o processo conte com profissionais treinados e altamente capacitados para manter a qualidade dos insumos e a higienização dos veículos e ter a habilidade de tomar decisões em emergências.

Caso as empresas de transporte também façam o armazenamento dos insumos farmacêuticos, precisam manter um espaço reservado, de forma que eles não tenham contato com outros produtos, como alimentos, cosméticos e de limpeza.

A acomodação dos insumos farmacêuticos precisa se dar de maneira prática e organizada, facilitando a movimentação e as características de cada matéria-prima (inflamável, termolábil, fotossensível etc.). As embalagens devem ser devidamente etiquetadas e com símbolos indicando as boas práticas de manuseio, como forma d garantir a segurança tanto da equipe de trabalho quanto do local de armazenamento.

LEIA TAMBÉM: Você sabe a importância dos símbolos nas caixas de papelão

Estão são apenas algumas das recomendações que as empresas precisam tomar para que o transporte, movimentação e armazenamento de insumos farmacêuticos sejam feitos de maneira legal e segura. É importante que as indústrias escolham com atenção a sua parceira logística, de forma que os medicamentos sejam produzidos adequadamente e cheguem às mãos dos consumidores de maneira eficaz.

Lotus Logística obtém licença da Anvisa para oferecer diferentes soluções

Há mais de 20 anos no mercado, a Lotus Logística possui autorização da Anvisa para armazenar, movimentar e distribuir insumos farmacêuticos, além de medicamentos, cosméticos e produtos químicos. Oferecendo um leque de opções pode atender diferentes portes e segmentos de empresas.

A Lotus Logística está localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos as soluções oferecidas pela Lotus Logística entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo e-mail administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *