Pixel do Facebook
Close

21 de outubro de 2020

Você sabe a importância dos símbolos nas caixas de papelão?

Caixas de Papelão

Os símbolos presentes nas caixas de papelão definem como os produtos devem ser movimentados e armazenados pelos operadores logísticos. Eles servem de orientação para que as mercadorias cheguem ao destino intactas e com a qualidade desejada.

Essa diversidade de símbolos pode ser impressa diretamente nas caixas de papelão ou coladas com etiquetagem de alta qualidade, uma vez que não devem se desprender da caixa durante o manuseio.

Nem todas as pessoas envolvidas nos processos logísticos sabem o que contém no interior das caixas. Por este motivo, os símbolos se tornam importantes. Eles não especificam o produto, mas determinam as formas como devem ser manuseados para evitar danos às mercadorias, prejuízos para as empresas envolvidas e até acidentes de trabalho.

É desconhecida uma regra mundial para o uso de símbolos em caixas de papelão. Porém, no Brasil é usada a NBR 7500 para seguir a padronização de símbolos. Essa norma se baseia nas instituições internacionais para definir as regras por aqui.

LEIA MAIS: Entenda a importância da embalagem para a logística

 

O que significa cada símbolo da caixa de papelão?

Geralmente, os símbolos impressos diretamente na caixa de papelão ou colados com adesivos são de cor preta. Outras cores podem confundir os operadores na hora do manuseio.

Confira abaixo o significado de alguns símbolos muito comuns em caixas de papelão:

A taça significa que o objeto é frágil e corre o risco de ser quebrado.

A taça com líquido alerta que a caixa não pode ser agitada, caso contrário o conteúdo pode derramar.

Este símbolo do gancho com um X informa que a caixa não pode ser erguida com gancho e nem perfurada.

As setas para cima ou para baixo indicam a forma correta como a caixa deve ser posicionada.

A corrente informa que a caixa precisa ou pode ser içada. Neste caso, é feita uma amarração estratégica e o posicionamento das correntes na caixa indicam os pontos onde ela deve ser içada com segurança.

O termômetro informa as temperaturas mínima e máxima à qual a caixa pode ficar exposta, sem riscos de danificar a mercadoria.

O desenho composto por uma bússola e um ímã indica que o material contido na caixa é magnetizante.

O guarda-chuva alerta os operadores que a caixa não pode ser molhada ou ser acomodada em locais úmidos

Um sol com raios ondulados incidindo sobre a caixa coberta por um telhadinho indica que o conteúdo ada caixa precisa estar protegido de qualquer fonte de calor.

Quando o desenho traz um sol raiando, significa que o conteúdo da caixa deve estar protegido de qualquer fonte de luz, até mesmo as artificiais.

A caixa que traz números indica o número de caixas que podem ser empilhadas. O desenho pode ser o número em si ou três caixas na vertical, sendo a a de baixo toda preta, a do meio com um número e de cima marcada com um “x”.

Se a mercadoria não pode ser empilhada o desenho traz duas caixas na vertical, sendo a de baixo toda preta e a de cima marcada com um “x”.

O símbolo da reciclagem é bastante conhecido e lembra que o conteúdo é reciclável. Essa informação é importante para fins de descarte correto e logística reversa.

O desenho de uma chama alerta que o produto é inflamável.

Este símbolo que parece um alvo serve para indicar o centro de gravidade da caixa, que nem sempre é o meio. E uma forma de manter a mercadoria em equilíbrio e evitar avarias.

LEIA TAMBÉM: O que é paletização e qual a sua importância? 

Encontre um bom parceiro logístico!

Se precisa de terceirizar seus serviços de distribuição e armazenamento, conheça a Lotus Logística.

Especializada no serviço de transporte de carga fracionada, a empresa já foi premiada consecutivas vezes pela Pepsi.Co pela qualidade na execução desta solução. Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Conheça todos os serviços entrando em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email administrativo@lotuslogistica.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *