Pixel do Facebook
Close

4 de fevereiro de 2019

5 dicas para fazer um controle de estoque eficiente

O controle de estoque é um dos pontos de maior atenção no segmento de logística. Uma boa gestão garante que os produtos estejam sempre disponíveis quando o cliente precisar e cheguem até ele em um prazo satisfatório.

Existe uma equipe específica para fazer o controle de estoque, responsável por checar todas as mercadorias que chegam, acomodá-las da maneira certa, identificar problemas como excesso ou falta de itens e ainda organizar os produtos para que não haja dificuldades na hora da localização e despacho.

Devido à importância que o controle de estoque tem para a empresa de logística, os profissionais precisam saber fazer um bom planejamento.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como esse processo pode ser melhorado. Acompanhe!

Como fazer um bom controle do estoque?

Separamos cindo dicas importantes para ajudar a sua equipe a melhorar a gestão nessa parte do processo. Confira.

Entenda as demandas dos produtos

Para que não haja risco de o estoque encalhar ou de faltar na hora que o consumidor precisar, os profissionais responsáveis pelo controle de estoque precisam entender a rotina do setor.

É necessário acompanhar muito bem o entra e sai das mercadorias para entender o fluxo de demanda. Dessa forma, a equipe saberá a hora certa de solicitar novas remessas e evitará desperdício de dinheiro com despesas imprevistas.

LEIA MAIS: Qual a real função do estoque de segurança?

Conheça as necessidades dos clientes

A organização das mercadorias é uma parte importante para que o processo de entrada e saída aconteça sem contratempos.

Dessa forma, para um melhor controle de estoque, a equipe precisa saber qual produto tem mais saída ou permanecerá por menos tempo no estoque da empresa. Assim definirá assertivamente em que parte do galpão armazenará os produtos, de forma que o abastecimento do caminhão seja rápido e prático.

Fique de olho no inventário

Este documento mostra todos os produtos que estão armazenados e a situação de cada um.

Esse relatório é a base para que a equipe tenha o controle do estoque e saiba exatamente o que está faltando e sobrando no galpão.

Equipe precisa de capacitação

Quanto mais capacitados forem os profissionais responsáveis pelo controle de estoque, mais produtivos eles serão.

Então, procure sempre ouvir o que eles têm a dizer sobre os processos e o dia a dia. Também ofereça treinamentos e palestras para que eles possam reciclar conhecimentos e desenvolver formas interessantes de tornar o setor mais efetivo e organizado.

A tecnologia será sempre bem-vinda

As ferramentas automatizadas estão ganhando cada vez mais espaço na rotina das empresas logísticas.

A tecnologia agiliza os processos, torna o trabalho dos profissionais mais fácil e a empresa fica mais competitiva no mercado.

No caso do controle de estoque, por exemplo, a automação pode auxiliar no monitoramento de entrada e saída de mercadorias, na localização de pacotes dentro do galpão, na retirada dos materiais e na emissão de relatórios e inventários.

LEIA TAMBÉM: Entenda tudo sobre logística 4.0

A Lotus Logística trabalha há mais de 10 anos nesse ramo e entende muito bem o alto grau de influência que um controle de estoque adequado exerce sobre toda a cadeira produtiva.

Especializada em distribuição de cargas fracionadas, a empresa monitora todo o processo para que as mercadorias cheguem ao destino com a qualidade desejada. Além desse serviço, a Lotus oferece soluções de armazenamento e de embalagem e etiquetagem.

Estrategicamente localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a empresa possui fácil acesso ao Porto de Santos e a rodovias importantes, como Imigrantes e Anchieta.

Esse é um grande diferencial da Lotus Logística, uma vez que os endereços dos galpões e formas otimizadas de transporte são quesitos avaliados com cuidado pelos clientes na hora de escolher sua parceira ideal de soluções logísticas.

Para conhecer melhor os serviços da Lotus Logística, entre em contato pelo telefone 11 4342-0990 ou pelo email [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *